quinta-feira, 17 de março de 2011

Como fazer um Portfólio.


O que é e como fazer um Portfólio.
            Portfólio é um conjunto de trabalhos, textos, documentos, fotos, etc., que serve de apresentação de forma organizada.
            A estrutura fundamental para um bom Portfólio deve possuir:
- Um Cabeçalho com o nome e informações de contato da empresa ou escola, se possível logotipo.
-Uma Página de apresentação onde deverão ter fotos, informações de contato, informações profissionais ou educacionais.
-Uma introdução de seu(s) objetivo (os).

APRESENTAÇAO DOS TRABALHOS NO PORTFÓLIO.
            Em um Portfólio não deve ter muitos trabalhos referente ao mesmo assunto. Quantidade não é qualidade. Um bom Portfólio deve ter o conteúdo de um trabalho bem simples, claro e objetivo. Deve ter apenas os seus melhores trabalhos.
            Em um Portfólio deve ter uma foto sua não na pagina de trabalho, mas sim, na página que fala sobre você.
            Uma aparência legal e bonita. Às vezes um cliente pode não comprar por causa do design de seu portfólio. Por mais que o conteúdo dos seus trabalhos sejam excelentes a má apresentação do seu Portfólio dará ao cliente ou a crítico que irá examinar o seu trabalho a impressão de que você é relaxado. Neste caso, a primeira impressão será contada.
            Quando você fizer um trabalho no seu portfólio esse trabalho deve ser bem criativo e interessante, com assuntos que chamem a atenção. Para ajudar na sua criatividade você pode adicionar noticias de revistas ou jornais, fotos, vídeo, histórias em quadrinhos. Isso além de ajudar numa boa criatividade também ajuda na boa argumentação dos seus trabalhos.
LAYOUT
            Jamais o seu portfólio deve ter poluição visual, isso é uma das prioridades. No fundo é sempre bom usar papeis claros sem muitas estampas de cores fortes. A cor da letra da postagem deve ser uma cor que contraste bastante com o plano de fundo, por exemplo, branco com preto.
            Se o seu portfólio for educacional as cores podem ser bem descoladas, alegres, vivas e joviais, pra dar a idéia de “criatividade”.
            Se,ao contrário, o seu portfólio for profissional, dependendo da sua empresa é claro, deves usar um estilo mais clássico e mais social, em tudo simples. Cores básicas neste caso são o correto, tudo depende também, do logotipo de sua empresa.
            Em tudo devemos usar o útil ao agradável! Se, por exemplo, você for fazer um trabalho relacionado ao Brasil ficaria interessante usar cores da bandeira: verde, amarelo e azul. O mesmo com um trabalho relacionado ao Inter, para ficar mais interessante você poderia usar branco e vermelho, enfim segue vários exemplos.
            O layout da página de seu portfólio vai depender do objetivo do seu trabalho, isso é, o que você faz ou em que você trabalha. Podemos sita um exemplo de um arqueólogo, ficaria super criativo ele decorar seu portfólio com coisas relacionadas à sua profissão, como imagens de mapas, imagens de ossos, etc..
            Devemos tomar cuidado também com os espaços no portfólio, cuidar com a organização, cada coisa no seu espaço, por exemplo, vídeos junto com vídeos, imagens junto com imagens, textos junto com texto, etc., tudo para facilitar a pessoa que irá admirar nosso portfólio de modo que ela procure e encontre o que esteja procurando.
            Fontes: A fonte é opcional, porém devemos escolher uma fonte que seja bem legível.
“Use sua criatividade, mostre para as pessoas sua idéia e as impressione”.
Ex. de Portfólio




Nenhum comentário:

Postar um comentário